Acre - significado y definición. Qué es Acre
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Qué (quién) es Acre - definición

UNIDADE FEDERATIVA DO BRASIL
Estado do Acre; Acreano; Acriano; Acre (estado); Cultura do Acre; Culinária do Acre
  • Acre segundo a [[classificação climática de Köppen-Geiger]]
  • Cruzeiro do Sul]], serve como o centro econômico, administrativo e turístico mais importante do interior do Acre.
  • Trecho da [[BR-317]], em [[Epitaciolândia]], parte da [[Estrada do Pacífico]], ligação entre o [[Brasil]] ao litoral do [[Peru]]
  • Divisão das regiões intermediárias (vermelho) e imediatas (cinza).

acre         
sm (ingl acre) Medida agrária de superfície variável, usada nalguns países e baseada em uma unidade antiga que correspondia à área de terreno arado por uma junta de bois em um dia.
adj m+f (lat acre)
1 De ação picante e corrosiva.
2 Áspero, irritante.
3 Azedo.
4 Acerbo, desabrido, irascível
Sup abs sint: acérrimo e acríssimo. sm Med Princípio a que se atribui ação irritante particular.
acriano         
adj (Acre, np+ano2)
1 Relativo ao Acre.
2 Natural do Acre
sm O natural do Acre. Var: acreano.
acreano         
adj+sm (top Acre+ano2) V acriano.

Wikipedia

Acre

Acre é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Localiza-se no sudoeste da Região Norte, fazendo divisa com duas unidades federativas: Amazonas ao norte e Rondônia a leste; e faz fronteira com dois países: a Bolívia a sudeste e o Peru ao sul e a oeste. Sua área é de 164 123,040 km², que equivale aproximadamente ao Nepal. Essa área responde inferiormente a 2% de todo o país. De acordo com os geógrafos, se trata de um dos estados com menor densidade demográfica do Brasil e foi o mais recente que os brasileiros povoaram de maneira efetiva. Nele localiza-se a extremidade ocidental do Brasil. A cidade onde estão sediados os poderes executivo, legislativo e judiciário estaduais é a capital Rio Branco. Outros municípios com população superior a trinta mil habitantes são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Tarauacá.

Somente em 1877 teve início no Acre — que naquela época pertencia à Bolívia — a chegada da quase totalidade dos migrantes que, oriundos do Nordeste do Brasil, mais precisamente do Ceará, colonizaram a região para buscar a borracha que se encontrava na Floresta Amazônica. Nas últimas décadas do século XIX, moravam cinquenta mil brasileiros na região. Os seringueiros, lutaram com as tropas para realizar a ocupação da região e, em 1903, ao lado do último líder da Revolução Acriana, o gaúcho Plácido de Castro, foram os autores da proclamação do Estado Independente do Acre. Então, a região foi ocupada militarmente pelo governo brasileiro e depois o Brasil estabeleceu diálogo diplomático com a Bolívia. Em consequência, o Brasil assumiria o controle do Acre.

O governo brasileiro decidiu criar o Território Federal do Acre em 1904. Por força da lei federal n.º 4.070, o presidente do Brasil João Goulart elevou o Território Federal do Acre à categoria de Estado em 1962. Foi promovido pela borracha produzida que o estado tinha sido ocupado e se desenvolveu. A produção de borracha declinou desde 1913. Porém, ainda em tempos atuais, o Acre é um dos estados brasileiros que mais produzem e exportam borracha (hévea-latex coagulado).

A altitude média de 200 metros, sendo uma forma de relevo com definição de planalto é o relevo dominante da maioria do território acriano. Juruá, Purus, Tarauacá, Muru, Envira e Xapuri são os rios de maior importância do estado. As principais atividades econômicas do estado são o trabalho de extrair borracha e castanha, a pecuária e a agricultura. Com duas horas anteriores ao fuso horário de Brasília (DF), nele está localizada a última localidade brasileira a ter visão do sol nascente, na serra da Moa, na fronteira com a República do Peru. A intensidade do extrativismo vegetal, que tem atingido o ponto mais alto no século XX, constituiu-se em atração para os brasileiros que, vindos de uma variedade de regiões, chegaram ao estado. Misturando tradições vindas da Região Sul do Brasil, de São Paulo, da Região Nordeste do Brasil e dos grupos étnicos indígenas, deu-se o surgimento de uma culinária com muitas diversidades, que põe junto a carne-de-sol com o pirarucu, peixe característico da região, pratos que se acompanham com tucupi, molho cujo ingrediente é a mandioca. O transporte fluvial, que se concentra nos rios Juruá e Moa, no oeste do estado, e Tarauacá e Envira, no noroeste, é um dos mais importantes meios de transporte, junto à BR-364, ligando de Rio Branco até Cruzeiro do Sul e que o governo brasileiro recentemente asfaltou e construiu as pontes onde antigamente era preciso atravessar por meio de balsas.

Ejemplos de uso de Acre
1. "He visited Acre at least six times," said Acre Mayor Shimon Lancri.
2. "There will be a last acre –– we just won‘t know it‘s the last acre," he said.
3. On average, farmers make about $2,000 per acre with pomegranates, versus $1,320 per acre growing poppies, Stoddard said.
4. A 151,874–acre blaze was 80 percent contained on Saturday, and a 10',8'3–acre fire was 60 percent contained.
5. Rs. 3 million per acre for developed land and Rs. 1.5 million per acre for undeveloped land.